Vc já parou para se perguntar “O QUE O SEU ALIMENTO ALIMENTA”?

A agricultura familiar coloca 70% da comida na sua mesa e enfrenta diversos problemas sérios. Tem somente 14% de financiamento do governo para isso, ocupa 24% das terras e emprega 74% da mão de obra no campo!!! E faz isso tudo com um alto risco, se endividando para plantar, plantando sem saber se vai colher e ainda colhendo sem saber se vai vender. Tudo isso lutando contra o abandono. Falta crédito, assistência técnica, logística e infraestrutura! Esse quadro gera êxodo rural, favelização, condições precárias de vida, sem falar na falta de sucessão no campo. PIOR pra todo mundo, PARA O CAMPO E PARA CIDADE! (dados do dossiê da ABRASCO -2015 e do IBGE-2017).

NÓS SOMOS O :

O Projeto AChA (Articulação de Chefs e Agricultores), lançado no ano de 2018, surge para tentar minimizar essas questões. É o resultado de muito estudo, pesquisa e conversa com agricultores, assistência técnica e várias entidades governamentais e da sociedade civil com o objetivo de mudar a lógica de mercado e de se estabelecer RELAÇÕES MAIS HUMANAS E MAIS JUSTAS!

É uma rede Alternativa de Circuito Curto, que promove a aproximação entre estes profissionais, incentiva a humanização do trabalho de produção com transparência (custos abertos), financiamento antecipado, estimulando a biodiversidade alimentar e incentivando a pesquisa acadêmica.

É uma maneira de compartilhar o risco com o agricultor, que planta com a garantia de que a produção será toda vendida e paga antecipadamente, sem que ele precise fazer financiamento no banco. Os Chefs assumem os riscos financeiros de produção sempre assumidos pelo produtor. O agricultor fica com o risco moral. Por outro lado, eventuais excedentes de produção passam a ser dos chefs sem custo adicional.

Entre as metas do projeto estão: desenvolver mercado, prover assistência técnica e dar visibilidade para agricultores familiares agroecológicos, viabilizar o cultivo, comércio e pesquisa de produtos singulares desenvolvidos a partir do banco genético da UFRRJ, oferecer aos chefs o acesso ao desenvolvimento de produtos em parceria com a universidade e agricultores familiares, com troca de saberes, dentro de uma proposta de comércio local e transparente.

A construção é coletiva, seguindo os princípios da Agroecologia. É uma expressão do novo movimento social econômico onde a sociedade civil entende a força de suas escolhas.

A agroecologia é uma disciplina científica, um conjunto de práticas e um movimento social. Como ciência, estuda como os diferentes componentes do agro ecossistema interagem. Como um conjunto de práticas, procura sistemas agrícolas sustentáveis que otimizam e estabilizam a produção. Como movimento social, exerce funções multifuncionais para a agricultura, promove a justiça social, alimenta a identidade e a cultura e reforça a viabilidade econômica das áreas rurais. Os agricultores familiares são as pessoas que têm as ferramentas para praticar a agroecologia. Eles são os verdadeiros guardiões do conhecimento e a sabedoria necessária para esta disciplina. Portanto, os agricultores familiares ao redor do mundo são os elementos-chave para a produção de alimentos de forma agroecológica.

Queremos aproximar os universos da ciência, produção e consumo, criando alianças para um mundo mais justo, saudável e sustentável para todos.

SOMOS UMA CSA

A metodologia CSA (Comunidade que Sustenta Agricultura), uma tecnologia social que apresenta alternativas para apoiar a produção local de alimentos, foi utilizada como base para a construção do AChA.

A CSA elimina intermediários, desenvolve diversidade na agricultura e garante aos agricultores uma renda equilibrada e sólida.

A CSA visa horizontalizar a relação. Quer construir uma relação de confiança e empatia para além do mercado. Cada um tem a oportunidade de enxergar a realidade do outro. Trocar a cultura do Preço pelo Apreço.

A metodologia CSA é sólida e está presente nos 5 continentes com mais de 1,5 milhões de membros e conta com uma rede mundial, a URGENCI. No Brasil, são mais de 150 iniciativas espalhadas por quase todos os estados, registradas na rede Brasileira de CSAs a CSA Brasil.

Quer saber mais sobre as CSAs no Brasil, clique aqui.

Quer saber mais sobre as CSAs no Mundo, clique aqui

SE NÃO ESTÁ BOM PARA TODO MUNDO, NÃO ESTÁ BOM PARA NINGUÉM!

No AChA todos somos iguais, não existe ninguém mais importante que o outro. Trabalhamos em parceria para alcançarmos nossos objetivos:

RELAÇÕES MAIS HUMANAS E MAIS JUSTAS. E o que é justo? Justo para nós é o que construímos juntos e de acordo, até que não esteja bom e tenhamos que mudar. E para nós está tudo bem mudar, adaptar… respeitando sempre um ao outro, até chegarmos a um ideal.

É fácil? Não! Mas vale muito a pena!!!

COMUNIDADE AChA

O projeto, idealizado pela Cambucá Consultoria, conta com a parceria entre três famílias de agricultores orgânicos do grupo Raiz Forte, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (assistência técnica, pesquisa e banco de sementes), os Chefs de cozinha (apoiadores e patrocinadores da iniciativa) e a empresa Cambucá (Equipe Gestora).

Os Agricultores

agricultores

O ACHA já compra do agricultor antes deles plantarem e paga adiantado por isso, evitando endividamentos e crediários a juros altos no banco, assume os riscos de produção além de prover assistência técnica agroecológica, fazer o levantamento de custos da produção em conjunto com o agricultor e minimizar o desperdício de alimento, pois tudo é aproveitado! Tudo é entregue!

As três famílias de agricultores produzem na área rural de Seropédica, próxima ao centro, em área de assentamento. São agricultores orgânicos há mais de 10 anos e utilizam em suas vidas os princípios da agroecologia. Todos os agricultores pertencem ao grupo Raiz Forte e tem o selo de orgânico obtido através do Sistema Participativo de Garantia (SPG), pela OPAC ABIO (Associação dos Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro) e são caracterizados como agricultura familiar, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lei 11.326, de 24 de julho de 2006.

As instituições de ensino

A parceria com as instituições de ensino e pesquisa são fundamentais para o projeto. É através dela que conseguimos aproximar e popularizar todo seu conhecimento! É a pesquisa além dos muros da universidade, contribuindo com a sociedade!

Os professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Antônio Abboud (Departamento de Fitotecnia) e Anelise Dias (Coordenadora do Programa de extensão “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro”) abraçaram os ideais do projeto AChA desde o início, tornando-se fundamentais para sua existência.

O professor Antonio Abboud junto com a pesquisadora Margarida Gorete são responsáveis pelo banco de sementes da universidade, com mais de 400 variedades de tomates diferentes. O ACHA vem plantando em situação real de campo diversas dessas variedades, incentivando a biodiversidade e a pesquisa!!!

Além da popularização do banco genético, o AChA incentiva também os programas de extensão rural e a formação de profissionais da assistência técnica agroecológica a agricultores familiares, acolhendo muitos estudantes, residentes e pesquisadores.

Quer conhecer mais sobre o Programa de extensão “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro, clique aqui.

rural
neapro
proext

Os Chefs de cozinha

O chef de cozinha sabe que sua responsabilidade transborda o gosto e vai além do prato. Seu posicionamento influencia as escolhas e educam os consumidores, por isso são tão importantes para o projeto. É através deles que tornaremos popular a tão sonhada biodiversidade alimentar!

O ACHA, além de proporcionar a aproximação com os agricultores familiares e formação de novas redes e troca de saberes, permite que sejam desenvolvidas novas culturas e que produtos agroecológicos sejam acessíveis com uma comercialização e logística estruturadas, com rastreabilidade!

Todo esse movimento começou por causa da Chef e presidente do Instituto Maniva, uma organização não governamental de chefs de cozinha que visa, entre outros objetivos, o fortalecimento da agricultura familiar. Somos o que somos hoje graças à Teresa Corção, que nos uniu e nos mostrou como são importantes nossas escolhas!

A equipe gestora

O ACHA nos permite trabalhar com o que queremos e acreditamos, com um negócio sócio ambientalmente responsável, sério, profissional e autogerido. O Acha nos permite fazer um comércio solidário e transparente! Para nós o ACHA é uma forma de fazer negócio! è trocar a cultura do preço pelo apreço!

Assistência técnica

assistencia_tecnica

Gestão Cambucá

gestao

JÁ VIMOS QUE FUNCIONA!

 

FALE DO AChA!!! QUEREMOS ATINGIR MAIS PESSOAS, CRIAR NOVAS PARCERIAS!

 

QUER SER NOSSO PARCEIRO, NOSSO COPRODUTOR, NOSSO PATROCINADOR?

 

VEM CONHECER A GENTE DE PERTO!