COMISSÃO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CPOrg-RJ

A Cambucá foi eleita para fazer a coordenação da CPOrg-RJ (Comissão da Produção Orgânica do Estado do RJ) no biênio de 2020-21.

As CPOrgs são comissões paritárias, com o mesmo número de entidades governamentais e da sociedade civil, que visam auxiliar o desenvolvimento da produção orgânica e da agroecologia (nos seus diversos setores: produção, comercialização, capacitação, garantia da qualidade, logística…), articulando entidades públicas e privadas e fazendo a gestão democrática das políticas públicas.

Trabalhamos em 5 grandes áreas: políticas públicas, comercialização, capacitação continuada, mecanismos de garantia da qualidade e comunicação.

Atuamos intensamente nas regulações do sistema orgânico de produção, a nível estadual e nacional.

Mas você sabe o que é o produto orgânico?

Muitas pessoas associam os orgânicos exclusivamente à produtos sem agrotóxico, cultivados de um jeito bem natural, como se fazia antigamente. Ainda que essa definição crie vínculos afetivos é fundamental que fique claro que os orgânicos são muito mais do que isso.

O produto orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária ou extrativista sustentável que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos.

Essa definição está baseada na Lei Federal 10.831/03. Sim, os orgânicos são regulados por lei, portanto só é orgânico aquele produto que atende e cumpre os requisitos dessa lei.

A legislação, que regulamenta a Lei 10.831 de 23 de dez/2003 inclui a produção, o armazenamento, a rotulagem, o transporte, a certificação, a comercialização e a fiscalização dos produtos. A lei também garante a continuidade do funcionamento das CPOrg-UF.

Além das regulamentações, atuamos em rede para identificar dificuldades e demandas do campo e ajudar na melhoria da qualidade de vida. Assim damos um grande passo para dar acesso A TODOS ao alimento bom, limpo e justo e quem sabe chegar a tão sonhada soberania alimentar, e diminuir as desigualdades sociais!

Então seja você do campo ou da cidade e se interessa por esses temas… acompanhe, contribua com suas ações para não somente construir, mas manter políticas públicas que fortaleçam a relação campo-cidade!