Conheça o Projeto EsCoa 

(Fomento Faperj)

O Projeto EsCoa (Escolas que Cooperam com Agricultores) surgiu da necessidade que identificamos de fomentar a agricultura familiar agroecológica e, ao mesmo tempo, estimular a adoção de uma alimentação saudável entre a nossa comunidade. Essa iniciativa pioneira, reúne agricultores, escolas, famílias e pesquisadores em prol de um comércio justo e solidário, disseminando os princípios da educação socioambiental e de uma forma de vida mais responsável e conectada com as necessidades do planeta em que vivemos.

Inicialmente, o Projeto EsCoa é focado em escolas e agricultores do Estado do Rio de Janeiro, trazendo uma oportunidade real de fazer a diferença no desenvolvimento sustentável da cidade. O projeto ajuda a reduzir o consumo de ultraprocessados entre a comunidade escolar e suas famílias, trazendo para o dia a dia uma regularidade no consumo de alimentos agroecológicos saudáveis. Além disso, traz segurança para os pequenos produtores agrícolas e estimula a integração entre quem produz os alimentos e quem os consome.

Como funciona?

O Projeto EsCoa funciona como uma ponte entre agricultores familiares e a comunidade escolar cadastrada na iniciativa. O EsCoa funciona dentro dos princípios da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura).

Com isso, temos em uma ponta do projeto os produtores, com a segurança e garantia de venda de sua produção agrícola (já que as famílias se comprometem por 10 meses com a manutenção do projeto), e do outro as famílias, que com o intermédio das escolas, terão acesso a produtos frescos, orgânicos e de qualidade, sem intermediários no meio do processo.

Através dessa construção coletiva de uma rede de troca e confiança, a escola passa a desenvolver um papel fundamental na sustentabilidade de sua região. Os estudantes e suas famílias vivenciam de forma concreta a educação socioambiental, enquanto os produtores conseguem estabilidade para ter uma vida mais digna e, ao mesmo tempo, gerar empregos e fomentar o crescimento econômico.

Projeto EsCoa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para quem ainda não conhece, a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Entre essas ações, estão 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS, que tem o intuito de erradicar a pobreza e promover uma vida digna para a população, respeitando os limites do nosso planeta.

O Projeto EsCoA atinge, diretamente, 8 desses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, segundo a Eat Foundation, renomada instituição, é possível contribuir direta ou indiretamente para TODOS os 17 ODS através da alimentação, ou seja, o impacto do Projeto EsCoa pode ser muito maior do que os 8 ODSs inicialmente identificados.

Benefícios para todos os envolvidos

Vale ressaltar que o todos os participantes do Projeto são beneficiados de forma direta, além das vantagens indiretas de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável:

  • Para as famílias: receber regularmente uma cesta com produtos orgânicos, variados, sazonais e produzidos por pessoas que você conhece através do Projeto EsCoa.
  • Para a comunidade: sustentabilidade e agroecologia, dentro do contexto da educação socioambiental.
  • Para as escolas: inclusão efetiva da Educação Socioambiental no currículo e estreitamento dos laços entre família e escola, numa parceria fundamental para o futuro de nossos jovens.
  • Para os agricultores: segurança na produção e renda garantida para o desenvolvimento de alimentos orgânicos e de qualidade, sem pressão de mercado ou intermediários.

Desafios superados

Logo no início do projeto, enfrentamos o desafio da pandemia, que com escolas fechadas e aulas em esquema de educação à distância, dificultou a execução das ações previstas no nosso calendário. No entanto, com o avanço da vacinação e o retorno das crianças ao ambiente escolar, o EsCoa pode enfim dar seus primeiros passos, cadastrando as famílias e cooperativas de produtores agrícolas interessados em participar do projeto, assim como as escolas parceiras.
Você pode saber mais sobre o Projeto EsCoa e a Cambucá Consultoria, responsável pela gestão dessa iniciativa, através do nosso site e das redes sociais. Se você quer fazer parte do EsCoa, entre em contato através do email cambuca@cambucaconsultoria.com.br vai ser um prazer ter mais um parceiro nessa jornada!