CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura

Apesar de ainda pouco conhecida pelo grande público, a metodologia CSA é um movimento mundial, organizado pela sociedade civil, que tem o intuito de apoiar a produção local de alimentos, estimulando um desenvolvimento agrário sustentável. A ideia é aproximar quem planta de quem consome, eliminando intermediários e garantindo aos agricultores uma renda sólida e equilibrada, ao mesmo tempo que os consumidores têm acesso a produtos frescos e de qualidade.

A CSA, que significa Comunidade que Sustenta a Agricultura, visa horizontalizar essa relação entre os agricultores e a comunidade local. Por isso, além de facilitar a compra e venda de alimentos e garantir a segurança na produção para esses pequenos (e importantíssimos) produtores, ela ainda eleva a relação agricultores/consumidores para um patamar que vai muito além do mercado.

A importância de olhar além

Você já parou pra pensar que 70% da comida no prato dos brasileiros é produzida pela agricultura familiar? E mais ainda: você já parou pra analisar a essência do que é a “agricultura familiar”? São pessoas, famílias, associações de produtores colocando alimentos na sua mesa. São histórias, dificuldades, desafios e técnicas passadas de geração para geração.

Poder conhecer o local e as PESSOAS que produzem os alimentos que você e sua família consomem é uma experiência enriquecedora. Ter a possibilidade de enxergar a realidade desses produtores e entender um pouco mais sobre a rotina de quem planta, colhe e produz sua comida, pode transformar sua visão de mundo e relação com os alimentos.

Além disso, você passa a entender a necessidade de produção de acordo com a época do ano, passa a experimentar novas combinações e possibilidades, aumenta a diversidade de alimentos no seu prato, além de ensinar aos pequenos, desde cedo, que a comida não “brota” na gôndola do mercado. Ela é produzida por uma família, como a deles, e é fonte de sustento e desenvolvimento local para toda uma comunidade.

Como a CSA garante a segurança dos agricultores?

A tecnologia social CSA apresenta resultados muito efetivos e pode ser utilizada para desenvolver diferentes iniciativas. Aqui na Cambucá Consultoria, ela foi a base de desenvolvimento de dois projetos importantes: o AChA e o EsCoa.

  • Projeto AChA (Articulação de Chefs e Agricultores): com base nos preceitos da CSA, organizamos uma articulação entre chefs de cozinha, três famílias de agricultores orgânicos do grupo Raiz Forte e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (assistência técnica, pesquisa e banco de sementes). Os chefs se responsabilizaram pelo risco da produção e em troca receberam produtos únicos e diferenciados para utilizar em seus restaurantes. Todos os excedentes na produção também eram destinados aos chefs, sem custo adicional.
  • Projeto EsCoa (Escolas que Cooperam com Agricultores): o projeto EsCoa é uma iniciativa pioneira que visa aproximar escolas, agricultores familiares e sociedade. A intenção é garantir uma alimentação saudável para os alunos e suas famílias, além de estimular a educação socioambiental e fomentar o comércio local de alimentos orgânicos (Fomento Faperj).

De forma resumida, a segurança dos produtores é garantida porque, através da CSA, um grupo fixo de consumidores (previamente estabelecido) se compromete, por um período determinado de tempo, geralmente por um ano, a cobrir o orçamento da produção agrícola e, em contrapartida, receber os alimentos produzidos sem outros custos adicionais. 

A ideia é que essa parceria seja renovada ao fim de cada período, assim como novos consumidores cheguem para fazer parte do grupo. Com isso, o pequeno produtor pode cultivar seus produtos de forma livre, sem a pressão do mercado, garantindo para a comunidade alimentos de qualidade, além de uma vida mais digna e segura para sua família.

Dessa forma, o produtor, sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar livremente a sua produção. Enquanto os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e onde são produzidos.

CSA no Brasil e no mundo

A metodologia CSA está cada vez mais sólida ao redor do mundo. Atualmente está presente nos 5 continentes, com mais de 1,5 milhões de membros. Mundialmente, as iniciativas estão organizadas através da rede URGENCI, enquanto no Brasil, são mais de 150 iniciativas espalhadas por quase todos os estados, registradas através da rede Brasileira de CSAs: a CSA Brasil.

Caminho para um futuro sustentável

Diante dos desafios cada vez mais urgentes envolvendo sociedade e meio ambiente, precisamos encarar os desafios de frente. Isso envolve entender que o problema é AGORA (e não no futuro) e rever, o quanto antes, nossas formas de produção e consumo. A CSA é nossa aliada nesse processo. Uma maneira de construir um futuro sustentável e viável a longo prazo. Unindo alimentação saudável, respeito aos recursos naturais, comunidade e desenvolvimento social responsável. 

Fontes:

CSA Brasil

Urgenci